Platis

Panorama de Saúde no Brasil

Desafios

Envelhecimento da População

O envelheimento da população somado ao aumento do número de usuários dos planos de saúde e a maior incidência de condições crônicas implica em maior responsabilidade das operadoras em garantir melhor qualidade de vida para essa população.

Custos com Plano de Saúde

O aumento dos custos das operadoras de saúde implica na necessidade de adoção de modelos que garantam qualidade no atendimento e sua sustentabilidade nos próximos anos.

Regulação da ANS

A regulação constante da ANS (Agência Nacional de Saúde) percebe os programas de promoção e prevenção como um valor. Tais programas devem ter o propósito de contribuir para a mudança do modelo assistencial vigente no setor privado de saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários de planos de saúde.

O Caminho

Estabelecer um conjunto de estratégias de promoção e prevenção à saúde dirigidos à população com a finalidade de evitar complicações de determinadas condições frágeis de saúde, e estimular um comportamento de vida e hábitos saudáveis nessa população.

A Platis é a plataforma desenvolvida pela ePrimeCare para sistematizar as abordagens dos programas, de modo a manter os pacientes de alto custo controlados evitando que suas condições de saúde sejam agravadas e seu custo para a operadora aumente.

Mas, como implantar as Estratégias de um programa de Promoção e Prevenção à saúde da minha carteira?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) incentiva e estipula provisões financeiras diferenciadas para operadoras que tenham programas de promoção e prevenção à saúde que atendam a determinados requisitos.

Embasamento Científico

Programas baseados em literaturas médicas e científicas.

Acompanhamento Especializado

Pacientes acompanhados por uma tecnologia especializada em gestão de cuidados.

Metas e Resultados

Os programas devem ter metas pré estabelecidas de incorporação e resultado.

Maior qualidade e custo adequado

A Platis inclui o serviço de apoio a gestão, o que auxilia na efetividade do programa e no aumento da confiabilidade na operadora ao atender os requisitos estipulados.

Leia mais...

Platis

A Platis auxilia as operadoras a aumentar sua nota de avaliação no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), ao atender alguns dos indicadores estabelecidos:

Atenção a saúde: auxilia a operadora no estabelecimento de programas de atenção a usuários com condições frágeis de saúde.

Econômico financeiro: ao sistematizar os programas a Platis possibilita maior produtividade da equipe de saúde e efetividade dos programas, o que incorre em redução dos custos finais.

Satisfação dos beneficiários: ao estabelecer critérios bem definidos de atenção a saúde dos envolvidos dos programas os beneficiários sentem maior confiança na operadora.

Voltar

Como funciona?

Incorporar paciente no programa

Coleta e registro de informações clínicas do paciente

Classificação e estratificação do risco

Planejamento do cuidado

Acompanhamento da evolução do paciente

Análise de resultados

Serviço de apoio técnico

Como incorporar o paciente no Programa?

A Platis possui instrumentos para avaliação do perfil de saúde utilizados para identificar a elegibilidade dos pacientes no programa e os níveis de cuidado recomendados.

A má identificação da população alvo gera desperdício do tempo da equipe ao acompanhar pacientes que não precisam de tal cuidado, e dificulta o retorno sobre o investimento.

A ePrimeCare oferece serviço de suporte metodológico para elaborar os modelos de programa de medicina preventiva e promoção da saúde em conjunto com a operadora.

Coleta e Registro de Informações Clínicas e Cadastrais do Paciente em Prontuário Inteligente

Através da integração são obtidos dados cadastrais e relacionados a utilização dos serviços de saúde, o que permitirá uma análise financeira após implantação do programa.

Como armazenar as informações dos pacientes participantes dos Programas?

Os dados clínicos dos participantes são armazenados de maneira estruturada em um prontuário inteligente propiciando análise e obtenção dos indicadores apropriados de interesse do programa.

O prontuário inteligente Platis envolve conhecimento médico para definição de todos os dados que devem ser coletados nos programas. Sem armazenar os dados corretos de maneira estruturada as tarefas de avaliar, classificar e evoluir no cuidado com os pacientes tornam-se muito difíceis, e a evolução e sustentabilidade dos programas é comprometida.

A ANS incentiva formalmente que as operadoras informatizem suas ações de cuidado para que possam receber os dados consolidados e particularizados destes programas.

Classificação e Estratificação do Risco: Prática baseada em evidência

Com base na literatura médica e científica, a Platis permite a definição de critérios que nivelam a complexidade do indivíduo para assim recomendar uma prática baseada em evidência e assim prover de equidade na atenção à saúde.

Ou seja, após coleta de dados dos participantes dos programas, esses dados são combinados para gerar uma classificação da condição de saúde de cada paciente e estratificar o risco e o nível de cuidado.

Veja abaixo alguns exemplos das Linhas de Cuidado ao Idoso

  • Domiciliar
    Idoso Dependente - Nível 01

    Idoso dependente para atividades básicas, que demanda mais intensidade do cuidado.

  • Domiciliar
    Idoso Parcialmente Dependente - Nível 02

    Idoso parcialmente dependente para atividades básicas, que demanda cuidado domiciliar menos frequente.

  • Domiciliar
    Idoso Independente - Nível 03

    Idoso independente para maioria das atividades básicas, possui vida ativa, mas demanda alguma assistência.

Anterior Próxima

Conteúdo embarcado na Platis permite que todas as classificações sejam feitas com base em evidências cientificas, o que permite uma estratificação assertiva.

Ao classificar e estratificar corretamente os participantes dos Programas torna-se possível:

  • Equidade na distribuição dos cuidados oferecidos – esforço adequado a necessidade do usuário
  • Maior efetividade do programa
  • Aumento da produtividade da equipe envolvida graças a otimização dos recursos humanos e logísticos

Módulo Web

O módulo web é uma via que permite que o repositório seja alimentado também em dispositivos móveis possibilitando que a recomendação e reclassificação do cuidado seja feita presencialmente com o cliente, aumentando a produtividade e a velocidade na tomada de decisões.

O módulo permite ainda o gerenciamento dos atendimentos quando prestados por terceiros.

Planejamento do Cuidado

Uma vez feita a estratificação dos participantes do programa de cuidados à saúde, a Platis recomenda a inclusão destes em linhas de cuidado específicas.

Plano de intervenção (ou avaliações):

Pode se constituir de avaliações pelo telefone, presenciais domiciliares ou presenciais no serviço da medicina preventiva, com frequência e periodicidade definidas de acordo com a necessidade do paciente.

Equipe de saúde envolvida: multidisciplinar

Plano de execução de enfermagem

Plano proposto a partir da utilização da SAE. Trata-se de intervenções de enfermagem padronizadas pela CIPE geradas de acordo com a avaliação do paciente.

Padronização e otimização do trabalho do enfermeiro

A Platis possibilita utilização da SAE (sistematização da assistência da enfermagem) que trata-se de uma metodologia de atendimento ao paciente pela equipe de enfermagem para padronizar e organizar o atendimento. A CIPE (classificação internacional da prática de enfermagem) é um padrão internacional utilizada para sistematizar o processo.

Avaliação

Identificação do Problema

Geração de Diagnóstico

Geração de Intervenção

Padronizado pela CIPE

Veja abaixo alguns exemplos das Linhas de Cuidado ao Idoso Fragilizado

  • Domiciliar
    Nível 01

    Número maior de visitas domiciliares e contato telefônico entre as visitas.

    Exemplo: visita de 10 em 10 dias

  • Domiciliar
    Nível 02

    Número reduzido de visitas.

    Exemplo: visita de 2 em 2 meses

  • Telemonitoramento
    Nível 03

    Nenhuma visita domiciliar, e acompanhamento por telefone.

    Exemplo: ligações de 2 em 2 meses.

Anterior Próxima

O uso da Platis, com conteúdo médico científico embarcado, torna o processo de planejamento do cuidado do paciente mais rápido e assertivo.

O direcionamento do cuidado é feito com base em dados estruturados, possibilitando total foco no usuário e maior abrangência do programa.

O conhecimento e a ciência médica, frutos de pesquisas e experiência ePrimeCare, é transferido para a equipe de saúde envolvida no projeto de promoção e prevenção a saúde.

Acompanhamento do Paciente e sua Evolução

Uma vez que o paciente está incorporado no programa, a Platis auxilia a equipe de saúde e os gestores no acompanhamento dos pacientes, proporcionando maior assertividade e eficiência.

Alertas

A Platis acompanha a condição de saúde do paciente para auxiliar a equipe de saúde na tomada de decisões, gerando alertas de atenção e reclassificação do risco.

Com a melhora do paciente, reduz-se número de visitas e com isso ocorre o aumento da produtividade da equipe, tendo como consequência a economia.

Em caso de piora, a tomada de decisão é on time, evitando riscos e contribuindo com a diminuição de custos.

Análise de Resultados

Durante a implantação do programa de promoção e prevenção da saúde, é fundamental verificar os resultados obtidos, para que seja possível evoluir nos cuidados e justificar os investimentos.

A ePrimeCare presta serviço de apoio técnico para auxiliar na análise do seu programa promoção e prevenção da saúde.

A Platis permite a análise de:

Resultado Clínico:

Aponta alterações de classificação de risco e indicadores de saúde, tais como: mudança de índices glicêmicos de pacientes diabéticos, alteração do risco cardiovascular de pacientes hipertensos, dentre outros.

Somente avaliando o resultado clínico é possível efetivamente aperfeiçoar os programas e realizar uma verdadeira promoção à saúde que gere impactos na vida dos pacientes e na redução dos custos.

Resultado Financeiro:

Comparativo dos custos assistenciais da população incorporada, antes e depois da sua entrada no programa.

Resultado de Processos:

Indica o número de pacientes incorporados, a produtividade da equipe de saúde e todos os processos relacionados a gestão do programa de promoção e prevenção da saúde.

Governabilidade da Informação

O uso da plataforma permite que os gestores façam uma análise próxima do trabalho da equipe de saúde, permitindo maior independência no caso de terceirização e maior controle de maneira geral.

A ePrimeCare oferece serviço de suporte metodológico para identificar e propor oportunidades de desenvolvimento para os programas e promoção e prevenção da saúde.

Georeferenciamento

Com o georeferenciamento os pacientes dos programas podem ser visualizados em mapas dinâmicos. Essa funcionalidade ajuda a organizar a logística do atendimento domiciliar e a desenvolver ações interativas em locais onde há concentração populacional.

A Platis possui 12 linhas de cuidado e possui conhecimento médico científico para desenvolver novas linhas de acordo com a necessidade do cliente. Todas as linhas de cuidado possuem instrumentos de coletas de dados e classificações de riscos específicos.

Linhas de Cuidados contempladas pela Platis:

Beneficiário Fragilizado

Asma

Acompanhamento e Prevenção do Pé Diabético

Cardiometabólica

Antitabagismo

Estado Nutricional

Cirurgia Bariátrica

Materno Infantil

Avaliação Geral de Saúde

DPOC

Atividade Física

Telemonitoramente de Crônicos - Diabetes e Hipertensão

Platis

Inovação para Melhores Resultados

Serviço de apoio técnico

Funcionalidades para classificação de risco

Funcionalidades técnicas e mobilidade

Literatura médico científico embarcada

Sucesso nas estratégias de prevenção e promoção

Conheça a Platis e deixe que a ePrimeCare te ajude a cuidar ainda melhor dos seus clientes!